segunda-feira, 4 de outubro de 2010

CNJ reúne jornalistas de Tribunais em prol da Conciliação

"Conversando a gente se entende". Com este slogan o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai promover mais uma 'Semana Nacional da Conciliação' - considerada um dos eventos mais importantes do calendário do judiciário brasileiro - que este ano acontece de 29 de novembro a 03 de dezembro. Para traçar as estratégias de divulgação, jornalistas de tribunais de todo o país, tanto da esfera federal quanto da estadual, reuniram-se no último dia 30/09 no plenário do CNJ, em Brasília.

'A idéia é amplificar as informações acerca do evento para que todo o cidadão que tem processo tramitando na justiça possa antecipar o fim do litígio, dando maior celeridade ao judiciário e aumentando a paz social", avalia o secretário de comunicação do Conselho Nacional de Justiça, Marconde Gonçalves.

A Semana Nacional da Conciliação foi criada em 2006. Este ano, para estimular ainda mais a prática, o CNJ vai premiar o tribunal e o juiz que obtiver o melhor desempenho ao longo dos cinco dias de campanha.

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) é um dos que mais facilita o acesso à conciliação. Por meio do telefone 0800 280 7414 e 0800 280 9636 ou do formulário disponível no portal do TJ-AM (www.tjam.jus.br) qualquer cidadão pode solicitar a inclusão do seu processo no programa "Quero Conciliar", ao longo de todo o ano. "Queremos fazer a sociedade perceber que conciliando todos só têm a ganhar", observa a corregedora do TJ-AM, desembargadora Socorro Guedes.

Quem pode conciliar?
Qualquer das partes do processo, ou respectivo advogado, pode solicitar a conciliação. Basta entrar em contato com o TJ-AM por meio de ligação telefônica gratuita para o 0800 280 7414 e 0800 280 9636, pelo portal www.tjam.jus.br (formulário 'Quero Conciliar') ou pessoalmente na Vara onde o processo tramita.

A Semana Nacional da Conciliação deste ano acontece de 29/11 a 03/12. Os interessados em cadastrar ações para acordo já pode entrar em contato com o Tribunal de Justiça do Amazonas, por meio dos contatos acima. Só não é possível conciliar processos das Varas Criminais e da Dívida Ativa. Pode conciliar das demais Varas comuns, especializadas e Juízados Especiais - tanto cível quanto criminal.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela participação.
Agende os nossos contatos:
e-mail - imprensacorregedoria@gmail.com
fone - (92) 2129-6668