quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Protocolo da Corregedoria entra na Era Digital

Já está em teste um sistema que garante mais eficiência e economia no cadastramento de processos e documentos endereçados à Corregedoria Geral de Justiça do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM).

As adequações estão sendo feitas para minimizar ao máximo o tempo entre o protocolo do documento e a visualização do mesmo por parte dos setores de análise, especialmente Gabinete e Juízes Auxiliares da Corregedoria, visto que a autuação virtual do expediente será realizada no próprio Setor de Protocolo do Órgão, o que dará maior celeridade ao trâmite dos documentos e reclamações disciplinares.

Esta mudança traz outro grande benefício às partes e ao meio ambiente, pois os expedientes poderão ser protocolados em apenas uma via, ou seja, o interessado, ao dar entrada em uma reclamação disciplinar, por exemplo, não vai mais precisar levá-la em duas vias, bastando apresentar o documento original, protocolá-lo e recebê-lo de volta em até 48h, devidamente autuado, com respectivo número e nome do magistrado ao qual o processo foi distribuído. A meta é, num futuro breve, diminuir este prazo para poucos minutos.

Caso não queira ou não possa retornar à Corregedoria, a parte interessada pode ligar para (92) 2129-6757 e receber o número do seu processo para acompanhar o trâmite pela Internet (
www.tjam.jus.br / consulta de processos).
Segundo a Corregedora-Geral de Justiça, Desembargadora Socorro Guedes Moura, “a intenção é dar continuidade ao processo de aproximação entre o jurisdicionado amazonense e o Poder Judiciário, gerando também economia de tempo, de dinheiro público e particular, e até contribuindo para preservação do meio ambiente”, avalia.
Segredo de JustiçaAs situações envolvendo magistrados e incapazes tramitam em segredo de Justiça. Para acompanhar esse tipo de processo por meio do site do TJ-AM é necessário solicitar uma senha de acesso. O pedido pode ser formulado por requerimento endereçado à Corregedoria Geral de Justiça ou através do e-mail corregedoria@tjam.jus.br. 
Dicas Para garantir maior clareza aos processos ou documentos cadastrados junto a CGJ/AM, devem ser observadas algumas dicas:
- o endereçamento à Corregedoria Geral de Justiça do Amazonas;
- a qualificação completa da parte interessada e contra interessada, juntando-se cópia do documento de identidade, comprovante de residência e e-mail;
- a procuração do patrono da parte interessada, caso haja, contendo respectivo domicílio profissional;
- a identificação clara do ato impugnado, nome do agente, órgão que praticou ou deveria ter praticado o ato;
- a exposição dos fatos e razões de direito que a fundamentam;
- a formulação objetiva do pedido;
- a juntada dos documentos comprobatórios da alegação.
 Maiores informações:
Corregedoria Geral de Justiça do TJ-AM
Setor de Protocolo - (92) 2129-6757
corregedoria@tjam.jus.br

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela participação.
Agende os nossos contatos:
e-mail - imprensacorregedoria@gmail.com
fone - (92) 2129-6668