sexta-feira, 29 de julho de 2011

Auditor do Prêmio Innovare visita Corregedoria para conhecer Sistemas

O auditor do Prêmio Innovare, Geraldo Vinícius dos Santos, reuniu, nessa sexta-feira (29/07), com a desembargadora Socorro Guedes, para conhecer e avaliar dois sistemas desenvolvidos pela Corregedoria Geral de Justiça do Amazonas, que estão concorrendo a premiação este ano. Trata-se do software de Automação da Resolução 106 nos termos do CNJ, que faz parte do Sistema Gestor da Corregedoria (SIGAC), responsável pela primeira eleição eletrônica para promoção de magistrado do país; e do Sistema de Informatização dos Processos no Interior do Amazonas, conhecido como Sispro, que possibilita o controle de processos judiciais e ferramentas de suporte ao extrajudicial, como a emissão de certidões de nascimento em tempo real em qualquer localidade do Amazonas - mesmo àquelas de difícil acesso e que não tenha comunicação via Internet.

Esses programas, desenvolvidos a custo zero por um analista da própria Corregedoria do TJAM, já receberam reconhecimento do Conselho Nacional de Justiça. No caso do SIGAC, o CNJ recomendou publicamente o uso para os demais tribunais do país. Em relação do Sispro, na recente visita da equipe de inspeção ao TJAM, representantes do CNJ tiveram acesso a informações sobre o programa e manisfestaram satisfação quanto a forma como o sistema foi implementado e em relação ao apoio que ele confere ao extrajudicial por meio do controle de certidões, registro de imóveis e controle de selos.

De acordo com a desembargadora Socorro Guedes, a cada novo sistema que a equipe idealiza, tem ficado cada vez mais claro que tecnologia é uma excelente aliada para facilitar o acesso da população aos serviços da Justiça, principalmente em uma região tão peculiar e de dimensões continentais. "O que buscamos com a automatização dos procedimentos da corregedoria são resultados mais ágeis e eficientes para juízes, servidores e, consequentemente, para os usuários da Justiça amazonense. Avalio que temos conseguido ampliar a nossa atuação através da tecnologia, com ferramentas seguras e desenhadas para atuar em um Estado superlativo em tamanho e dificuldades", avalia.

De acordo com o auditor do Innovare, a importância dos sistemas da Corregedoria do TJAM se destacam apartir do momento que são contextualizados no ambiente Amazônico. "Eu não tinha entendido o motivo de colocar um sistema de controle de processo para concorrer a premiação deste ano, cujo tema é 'Inclusão Social', só agora entedo o porquê disso - as distâncias , as dificuldades geográficas, a falta de comunicação com a Internet - Esses sistemas ajudam a superar tudo isso, o que os torna verdadeiros softwares de inclusão social", comenta.

Sobre o Prêmio
O Prêmio Innovare foi criado em 2009 para incentivar o desenvolvimento de projetos para pesquisa e modernização da Justiça Brasileira. Está em sua 8ª Edição.

Na 6ª edição, o juiz amazonense Roberto Taketomi, titular da 9ª Vara de Família (Manaus), venceu a categoria juiz individual. (mais informações dessa edição clique aqui)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela participação.
Agende os nossos contatos:
e-mail - imprensacorregedoria@gmail.com
fone - (92) 2129-6668